Aprender marketing não é tão fácil como dizem por aí

“Administração de marketing” é um dos livros mais importantes de Kotler. Para quem não sabe, Philip Kotler é o “pai do marketing”, usado como referência em praticamente todos os cursos da área.

É um livro grande, pesado e por conta disso difícil de ler. Suas mais de 600 páginas necessitam de mesa e cadeira apropriadas para o estudo. Não é o tipo de livro que você lê na cama antes de dormir. Bom, você até pode ler deitado na cama, mas não ouse cochilar. Caso contrário, será atingido na cabeça e isso pode ser perigoso.

O mais curioso é que é um livro denso, detalhista. Ensina todos os fundamentos do Marketing. Suas versões mais antigas trazem exemplos ultrapassados, óbvio, já que a primeira versão é de 1975. Mas a base está lá, o fundamento não muda.

E sabe o que mais vejo por aí? Guru que prega o fim das universidades ensinando marketing digital em 5 passos. Marketing raiz não é um amontoado de dicas rápidas.

Ou seja, pegam pequenos fragmentos – provavelmente de Kotler – e vendem como a coisa mais fácil do mundo. E o resultado disso é dinheiro no bolso deles e frustração de quem é enganado e não aprende nada.

O Marketing, assim como outras áreas, é complexo e exige dedicação. E olha que falei apenas de um dos livros de Kotler, que escreveu muitos outros. Fora outros caras que são tão bons quanto ele e que estão na estrada há décadas.

É claro que nesse jogo existe uma boa dose de inocência das pessoas. A maioria quer dinheiro rápido e prefere acreditar em fórmulas mágicas. Para quem é iludido, sentar o bumbum na cadeira e estudar de verdade não é uma opção.

“Administração de marketing” é um livro que eu li muito durante a faculdade. Era nossa base de estudo, e depois de tantos anos resolvi comprá-lo para ter na minha biblioteca. É preciso estar estudando.

600 e tantas páginas não se estuda em 30 minutos e nem com leitura dinâmica. E tem gente que ainda acha que Marketing não passa de meia dúzia de “gatilhos mentais”.


Gostou deste texto? Compartilhe com um amigo(a)! ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s