A farsa do marketing digital

As pessoas gostam do que é fácil. E não falo isso apontando para os outros, como se eu fosse alguém especial. Sou assim também. É muito mais fácil acreditar que a nossa vida vai de fato deslanchar ganhando na loteria do que pensando no trabalho duro a longo prazo.

Com o marketing digital acontece um fenômeno muito parecido. Como hoje é muito fácil e barato ter acesso a internet, passou a ser uma ferramenta usada em todo tipo de negócio. De uma grande empresa multinacional até um pequeno restaurante que vende marmitex numa esquina qualquer, de algum jeito essas pessoas usam a internet para promover seus produtos e serviços.

E é aí que mora o problema: as pessoas acham que é só colocar uma foto lá na rede social que o cliente vai chegar comprando tudo que for oferecido. E o pior: que essa é a melhor estratégia de marketing.

Marketing digital não faz milagre

Quem tem um pouquinho de noção sabe que não é bem assim. Alguns gurus, talvez na ânsia de vender seus cursos, propagam por aí que todos podem virar marqueteiros de primeira linha e que tudo é muito simples e fácil. Alguns pregam que, por simplesmente ter um celular em mãos, já deveríamos estar ganhando rios de dinheiro na internet. Bom, parece que não é bem assim que a coisa funciona.

Não existe marketing digital sem entender de marketing como um todo. O digital, ao meu ver, é só uma maneira de usar as ferramentas que a internet coloca em nossas mãos – e que são muitas. Mas não é possível entender de marketing digital sem conhecer a fundo as estruturas do marketing tradicional. É o que o grande professor Rafael Rez chama de “marketing raiz”.

E é por esse desconhecimento que as pessoas acabam se frustrando. Achando que tudo é muito rápido e fácil, criam uma conta numa rede social qualquer para vender seus produtos e, quando não conseguem, ficam chateadas achando que o problema é o marketing. Sabe o que é isso? Desconhecimento.

Eu não vivo num conto de fadas. E você?

A vida não é tão fácil assim. Por que seria na área dos negócios onde todo mundo está louco pra ganhar um pouquinho mais de dinheiro? Sério mesmo que você acreditou nesse papo?

Marketing é uma ciência que envolve o entendimento profundo dos clientes, do posicionamento da sua marca na cabeça das pessoas, do comportamento do consumidor quando ele está diante do que você vende, o seu produto e tantas outras variáveis. Eu também acharia ótimo que as coisas se resolvessem num picar de olhos. Ou melhor: se resolvessem apertando o botão “publicar” no Instagram ou Facebook.

Não queria ser o responsável por jogar esse balde de água fria na sua cabeça, mas acho que contar a verdade tem lá suas vantagens. Eu sei que você já sabia disso, mas queria dar uma chance pro guru que prometeu tantas coisas bonitinhas e fáceis que ficou moleza acreditar naquele discurso sedutor que ele propaga em vários anúncios na internet.

Sabe por que? O guru sim entende de marketing e sabe que você acredita em cada palavra que ele fala. E você, como é apenas um curioso, provavelmente cai no papo dele.

Se conselho fosse bom a gente vendia, mas…

Ainda dá tempo de mudar isso. Comece estudando de verdade sobre o seu negócio. Entender minimamente de marketing não é tão difícil assim, mas exige empenho e dedicação. Comece a pensar nos seus clientes, no que elas valorizam, de que maneira podem comprar o que você vende e, só a partir dessas informações, pensar em como ajudar essas pessoas com o que você pode entregar de melhor.

Não acredite mais no papo de dinheiro fácil, do 6 em 7 construído da noite pro dia. Se iludir dessa forma não vai te ajudar. Sinceramente? Pode até te atrapalhar, te jogar num beco sem saída que só vai gerar mais angústia e encher o seu caminho com frustrações.

Não sei se tenho essa liberdade, mas em uma palavra meu conselho pra você seria: se dedique de verdade. Só assim você vai vencer e mostrar pra toda essa gente que a construção do seu sucesso veio através de muito trabalho. Você já não é tão criança para se iludir com o mantra “basta acreditar que o cara lá de cima vai te dar”.

Deixe isso lá no passado. Até entendo que a Xuxa te iludiu quando criança, mas não fica bem, depois de adulto, continuar caindo nessas promessas vazias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s