Mais um incêndio em Carioba

Perdemos mais uma parte de Carioba. Um incêndio de grandes proporções, no sábado, queimou várias fábricas do histórico bairro de Americana.

É triste, claro. As pessoas, principalmente os mais antigos, ficam chocados. Dá um aperto no peito só de ver as imagens. Mas aí eu te pergunto: quem realmente se importa com Carioba?

Há décadas é um lugar abandonado. E não só pela prefeitura, mas também pelos americanenses. Quem realmente cuida de Carioba?

A verdade é que, tirando quem tem alguma ligação com as fábricas do bairro – empresários e trabalhadores -, o restante da cidade está pouco se lixando com Carioba. Manter lugares históricos requer dinheiro e valorização da sociedade. Nada disso nós tínhamos ali. Nada.

Quer uma prova de que nada vai mudar? Em 2 meses teremos eleição municipal. Veja o que será debatido sobre os pontos históricos da cidade e COMO isso vai ser feito. Não adianta vir com frases feitas, do tipo: “temos que valorizar nosso patrimônio histórico e blah blah blah”. Isso nós já sabemos. Quero saber COMO isso vai ser feito.

A cidade está disposta a por a mão no bolso? Qual é o real valor de Carioba para quem não tem ligação direta ou afetiva com o bairro?

Lembre-se: não temos capacidade de manter nem uma estação ferroviária no centro da cidade. Coisa simples, manter de pé e conservada para que as crianças saibam minimamente de parte da nossa história. Você acha mesmo que seríamos capazes de manter um bairro inteiro preservado?

Aos poucos o fogo vai apagando nossa história. No fundo sabemos que isso não vai mudar. Logo vem outro incêndio e destrói mais um pedaço. E assim vai.

Se o fogo deixar, em breve tudo será só mais algumas páginas nos livros de história. Se o fogo deixar, claro, e não queimar também os livros. 🙁

Homem observa máquinas e equipamentos destruídos após o incêndio em Carioba.
Foto do Jornal Tododia

Texto originalmente publicado em 7 de setembro de 2020 no Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s