Pagamentos via Whatsapp: saiba como seu negócio pode se beneficiar

Minha ideia era escrever um artigo sobre os pagamentos através do Whatsapp que SERIAM testados no Brasil. Era uma ideia, que foi alterada, mas não totalmente descartada.

Se você ainda não sabe, na semana passada o Facebook (que é dono do Whatsapp e do Instagram) anunciou que testaria no Brasil um sistema de pagamentos através do Whatsapp. Ou seja, dentro da própria ferramenta você poderia transferir dinheiro para outras pessoas ou realizar pagamentos de compras sem ter que sair do aplicativo.

A ideia era (ou ainda é?) usar cartões de débito e crédito para efetuar as operações. Para quem vai receber os pagamentos, o dinheiro cairia numa conta virtual administrada pela Cielo. Dali em diante o dinheiro poderia ser transferido para qualquer outro banco normalmente.

Só que o Banco Central entrou na jogada e barrou a experiência. Pelo menos por enquanto.

Alegando “preservar um adequado ambiente competitivo”, ele barrou a parceria entre Facebook e Cielo e suspendeu os testes.

whatsapp agora recebe pagamentos dentro do aplicativo

Realizar pagamentos através do Whatsapp seria bom pra quem?

É bem provável que os pequenos negócios se beneficiassem da ferramenta. Muitas lojas e restaurantes já utilizam o Whatsapp como meio de relacionamento com os clientes, onde fazem compras/vendas de diversos produtos.

Com a nova ferramenta de pagamentos do Whatsapp, muitos desses pequenos comércios poderiam fazer a cobrança ali mesmo, dentro do aplicativo. Isso evitaria que o cliente tivesse que se “deslocar” até um outro aplicativo ou se dirigir até uma agência física para realização de depósito.

Outra vantagem seria fugir dos marketplaces. Um restaurante que está no Ifood, por exemplo, chega a pagar até 27% do valor do pedido em taxas para o aplicativo. Fortalecendo essa relação cliente/comerciante, o caminho poderia ser encurtado, as negociações seriam feitas diretamente na hora do pedido e as taxas cairiam para no máximo 3,99%.

Aliás, 3,99% seria o percentual cobrado para as transações dentro do Whatsapp quando a compra envolvesse empresas.

O sistema de pagamentos foi cancelado definitivamente?

Quando li a notícia pela primeira vez achei estranho. Estava “bom demais pra ser verdade”, e sabendo como funciona o sistema bancário e a força que ele possui, seria óbvio que alguns obstáculos seriam colocados no meio desse caminho para dificultar essa operação.

É claro que ações desse tipo serão cada vez mais constantes. A tecnologia tem oferecido muitas alternativas para mudanças e lutar contra isso me parece um erro. A resistência de alguns poderosos existe, os caminhos são obstruídos, mas uma hora as coisas começam a acontecer.

Acredito até que dificultar a vida dos inovadores é uma estratégia para que os bancos ganhem tempo, se preparem minimamente e entrem no jogo um pouco mais preparados. Hoje, nessa questão, os bancos tradicionais estão “correndo atrás do prejuízo”.

Mesmo o teste tendo sido cancelado pelo Banco Central, é bom ficar atento a esses movimentos. Para quem tem um pequeno negócio, ter alternativas como esta pode ser bem interessante para obter melhores resultados num futuro breve.

Portanto, se prepare. Eles vão dificultar, mas o dono do Facebook e sua turma de inovadores parece ser mais esperta que essa gente.

E sabe quem sai ganhando com isso? Você!

2 comentários

  1. Eu tinha visto matéria sobre isso, mas os bancos exerceram todo poder que teem para barrar esse avanço tecnologico porque certamente Iria prejudicá-los .
    mas não acredito que o façam por muito tempo.

    Curtir

  2. Mais uma vez o poder financeiro fez valer sua força pra barrar algo que poderia incomodar seus lucros abusivos, pior com a complacência de seus aliados governamentais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s