Coronavírus: Governo Federal erra e mostra despreparo até na comunicação

“Juntos somos mais fortes”. Você já deve ter lido ou escutado essa frase por aí. Ultimamente ela é um clichê nas campanhas de comunicação e marketing, sendo usada por empresas, times de futebol ou qualquer outra organização que queira passar a ideia de união em torno de uma causa específica.

Ontem, no rádio, ouvi essa frase num anúncio do Governo Federal. Era a campanha de combate ao Coronavírus, que tem paralisado o mundo e deixado um rastro de medo e mortes por onde passa.

Embora seja um clichê das campanhas de marketing e comunicação, nesse caso específico a frase “juntos somos mais fortes” não deveria ser usada.

É recomendado que as pessoas, neste momento, NÃO fiquem juntas fisicamente. O isolamento social faz parte da estratégia de combate à propagação do vírus em todos os lugares do mundo.

Entendo que a intenção é “unir” o povo contra uma ameaça, mas usar termos como “juntos” numa campanha de comunicação sobre um problema tão sério como este é errado. A frase não chama atenção, já que é usada recorrentemente em outras campanhas e não traz nada de novo. Além disso, é recomendável que as pessoas fujam das aglomerações. Estejam unidas contra o problema, mas não juntas.

Contra o Coronavírus não se luta. A recomendação é que fique em casa, isolado, para que ele não se espalhe.

Mais uma vez o Governo pisa na bola, faz uma campanha horrível e sem criatividade para um tema de extrema importância. A impressão que fica é que fizeram por obrigação, “nas coxas”, sem qualquer compromisso de que ela de fato tenha efeito.

Parece besteira, mas a sutileza no jogo de palavras é importante em casos assim. E entender esta informação pela metade pode contribuir para que o caos se instale.

E você, o que achou da campanha? Poderia ser melhor ou você acha que, por ser tão ruim, ninguém vai prestar atenção nela e simplesmente ignorá-la?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s