Na relação você x televisão, quem manda mais?

Dizem que pessoas bem-sucedidas não assistem televisão. Será?

Essa é uma meia verdade – ou uma meia mentira, como queira. Normalmente quem diz isso é a turma do “desligue a TV e vá ler um livro”.

Claro que passar horas na frente da TV não vai te ajudar. O cidadão que TODOS OS DIAS senta no sofá e fica ali, estacionado na frente da televisão, está fadado ao fracasso.

É muito tempo perdido assistindo programas que não acrescentam nada. Os programas de TV geralmente NÃO são feitos com a intenção de serem educativos. Tirando um ou outro, é quase tudo entretenimento. Feito pra você rir, chorar ou se “informar” do que acontece.

Homem desanimado sentado no sofá
Homem insatisfeito com a programação da TV

Mas convenhamos que até os seres humanos mais bem-sucedidos precisam de entretenimento. E a TV pode sim ser uma opção, assim como jantar num bom restaurante, ir ao cinema ou se divertir num circo/parque de diversões.

Não vejo problema algum em ser dedicado no trabalho e também gostar de se divertir. Quem pensa que é um ou outro tem uma visão binária, quase burra.

Uma pessoa de “sucesso” também pode gostar de futebol. E qual é o problema em “perder” 4 horas na semana assistindo os jogos do seu time? Das 168 horas semanais que temos, será que ficar 4 horas na TV ou no estádio torcendo vai fazer tanta diferença?

O que precisamos, não apenas neste exemplo, é buscar o equilíbrio. Saber que temos um tempo limitado – que é de 24 horas por dia para todos – e equilibrar com nossos com planos, metas e vontades. Ver o que é prioridade, o que precisa ser feito e quando é que podemos dar uma relaxada fazendo algo que gostamos.

Muito se fala sobre a TV, citando que esse é um tempo que poderia ser utilizado para estudos. Acho ótimo, perfeito. Mas se uma pessoa que assiste TV diariamente tirar 1 hora desse tempo por dia para estudar, fazer um curso online ou para ler um livro, terá um avanço considerável.

Parece pouco, mas na semana são 7 horas focadas de estudo. Você, que não vê TV, tem estudado tanto assim?

Estudar exige esforço, concentração. Uma hora vendo TV não é a mesma coisa que passar uma hora estudando. E convenhamos: a vida não é feita só de estudos. Mais uma vez a lógica que impera é a do equilíbrio.

Sem ele, você não chegará muito longe e viverá entre extremos. Pode ser que seja o chato que só critica quem passa algumas horinhas na frente da TV ou o preguiçoso que espera que o mundo acabe em sofá, televisão e pipoca com refrigerante.

Pode assistir TV, pode ler um livro ou assistir jogo de futebol no campo. Não vai fazer diferença, desde que você encontre o equilíbrio.

Isso porque ainda não falamos sobre celular. Esse é um outro assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s